quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Travessia da Ponta da Joatinga (1o. dia) (1a. etapa)

Pouso da Cajaíba - Cairuçu das Pedras


Pegamos o barco bem cedinho em Paraty Mirim e cerca de 1 hora depois já estávamos desembarcando no Pouso.

A vila tem boa estrutura de campins, casas para alugar e bares na praia (claro que tudo muito simples). Tomamos um café preto e partimos em direção à Martim de Sá.

A trilha tem 4km de extensão e uma generosa subida bem no início. No topo da ladeira meus olhos sorriram com uma vista incrível! Podia ver grande parte da Península e até a Usina de Angra bem na frente (eu, Guma e Sting ficamos discutindo sobre o que aconteceria se houvesse uma explosão na Usina... Será que daria tempo para uma selfie e #partiu? kkkk Pensamento besta!).
Paramos para respirar, tomar água e seguir!


Vista do alto da subida da trilha!

Logo começou a descida e o caminho bem batido era em mata mais fechada. A vegetação exuberante e o clima bem agradável. Caminho tranquilo!
Durante a descida fomos presenteados por uma bica de água geladinha que fica do lado direito (precisa prestar atenção porque ela fica um pouco escondida). Nos refrescamos e seguimos.

1:20min depois de partir do Pouso chegamos à Manecolândia, ou melhor, ao camping do Seu Maneco que fica na praia de Martim de Sá. 
Entramos e logo fomos recepcionados pela filha de Seu Maneco. Eu e Guma já conhecíamos o local, mas Sting ficou impressionado com a grandeza, limpeza e organização de tudo.
Perguntamos pelo lendário Maneco (o Sting tinha alguns abraços a entregar para ele), pertencente a várias gerações de caiçaras que vive ali, figura popular naquelas bandas, o tipo de pessoa que tem muita história para contar e eu, se pudesse, passaria horas ouvindo com os olhos emocionados e a alma feliz! Como alguém com uma vida tão simples, poucos bens materiais, pés sempre descalços, pode ser tão sábio, tão culto, falar tão bem! (Quanta prepotência nossa que vivemos nos grandes centros, estamos cercados de tecnologia e nos achamos mais do que aquela gente... Não, eles é que conhecem os segredos de uma vida em paz, vivem em harmonia com o meio, não precisam TER porque sabem a importância de SER).
Seu Maneco apareceu com um sorriso e uma energia tão grande que era quase palpável!


Querido Seu Maneco

Foto das celebridades!

Conversamos alguns minutos sobre seu "reino" e ele nos explicou que ali não enta bebida alcoólica, segundo Seu Maneco, lugar que chega estrada e álcool acaba (espero que ele consiga manter estas coisas bem longe e por muito tempo).

Depois de nos despedir de Seu Maneco fomos dar uma volta na praia, aliás... que praia! Maravilhosa (para mim uma das mais belas do caminho), estava bem vazia, caminhamos para a ponta esquerda e encontramos o rio que chega de mansinho e beija carinhosamente o mar (relação delicada destes dois).




Sting e Guma caminhando em Martim

Voltamos para o camping, almoçamos (25,00 pelo PF de peixe), comida muito farta! Arroz, feijão, ovo frito, peixe e salada. Descansamos mais um pouco, Sting deu uma morridinha básica e partimos rumo a Cairuçu das Pedras.



Delícia de almoço!

Morridinha de Sting!

Depois de alguns minutos na trilha a chuva começou a cair forte, mais muito forte mesmo! Acho que São Pedro resolveu fazer aquela faxina no céu e despejou toda a água sobre nossas cabeças!

Conseguimos nos abrigar em baixo de uma pedra até a chuva diminuir (não parar) e resolvemos seguir pois já estava ficando tarde!

Alguns passos a mais e tive uma das visões mais incríveis desta travessia.

O rio que corre forte em direção ao abraço do mar! Diferente da relação tranquila do rio manso que corre nas areias de Martim de Sá, este chegava como um furacão... Rola por entre as pedras, vence as barreiras e se atira nos braços do impaciente e soberano oceano. Água doce a alguns passos da água salgada. E como chovia os dois, mar e rio estavam ainda mais agitados!

Meu coração foi tomado por uma euforia imensa, estava cansada, toda molhada, mas muito, muito feliz!

Tirei a mochila das costas, subi nas pedras, deitei na água, sorri e senti aquela vontade de viver que fica muitas vezes escondida dentro da gente! Parecia uma boba, mas uma boba bem feliz!



Guma e Sting me tiraram do Fantástico Mundo de Laila e me lembraram que ainda tinha chão a seguir. Coloquei a mochila nas costas e partimos... me sentia mais leve agora!





Seria mais 2 horas de trilha com bastante sobe e desce e o tempo todo com chuva, até chegar à praia de Seu Aprigio... Cairuçu das Pedras.



Chegamos bem molhados e sujos, armamos acampamento no camping que fica no alto do morro de frente ao mar. Eram 2 barracas, uma para mim e Guma e outra para o Sting.




Acampamento montado, banho tomado e chuva caindo, passamos algum tempo conversando com as 3 crianças que estavam por lá! Uma garotinha esperta e arteira e 2 meninos muito simpáticos e curiosos! Nos apaixonamos pelo trio...





Ainda cedo fomos para nossas respectivas barracas... Já mencionei a chuva caindo? pois é... Parou de cair e começou a desabar! Nossa barraca começou a entrar água e então decidimos buscar abrigo na barraca do Sting (adeus noite romântica)! Eu peguei todas as coisas e pulei para dentro, Guma ficou na função de tirar o sobre teto da nossa barraca e jogar sobre a outra para tentar segurar a água e assim nos manter secos durante a noite.

Nos acomodamos, os 3, e a noite foi tenebrosa! Uma tempestade pesada om muitos raios e trovões, até desmoronamento houve! Sting perdeu o sono, Guma quase não dormiu e eu também... na verdade desmaiei depois do dia puxado!

Gosto de estar em contato com Gaia, mesmo que seu humor não esteja muito bom!
Foi um dia incrível!

Gostou? Veja os outros relatos da Travessia da Ponta da Joatinga!
Introdução da Travessia Ponta da Joatinga


Curta a página da Mantra Adventure no facebook e fique por dentro de todas as aventuras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário