sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Santiago de Compostela


Pois é… o final estava a apenas 5 km. Santiago estava logo ali!!!
Acordei, arrumei a mochila mais devagar do que de costume e parti com meus amigos Heiko, Frank e Tob. Estávamos felizes. Logo encontrei Ivã, um carioca de Rio das Ostras que eu havia conhecido há muitos dias atrás. Ele iniciara o caminho com seus 2 amigos, um deles havia alcançado uma graça e estava fazendo o caminho para cumprir a promessa e os outros dois o acompanhavam.
Ivã, bem mais barbudo do que no dia em que nos conhecemos, acabara seu Caminho só! A esposa  daquele que cumpria a promessa adoeceu e os dois amigos voltaram para o Brasil. Emocionado, com o nome dos companheiros no peito, uma camisa do Brasil com muitas dedicatórias de conhecidos e familiares, caminhava rumo a Catedral!





Entramos em Santiago! Era difícil de acreditar. Parecia um sonho materializando-se a minha frente! Pausa para fotos, muita emoção, cabeça a mil por hora… depois de quase 800km eu chegara!


Encontrei Fabrício na lateral da Catedral, esta seria a ultima vez que nos viríamos, ele iria para Finisterra. Eu estava um pouco aérea, como se estivesse anestesiada!
Fui retirar minha compostela. Na saída, sentindo – me orgulhosa, avistei um grupo de turistas brasileiros com uma guia portuguesa, naquele momento me senti importante… Era PEREGRINA e não uma simples turista, enchi os pulmões de ar e gritei: BRASIIIIIL!! Todos olharam e atraídos pela curiosidade encheram-me de perguntas a respeito da peregrinação e eu cheia de orgulho respondia tudo exibindo minha compostela para muitas máquinas fotográficas!


Passado o momento Pop Star fui ao albergue que ficava bem distante da Catedral. Uma linda construção, muito bem organizado e limpo, com muitas camas prontas para receber muitos peregrinos.
Eu podia deixar minha mochila e voltar à Catedral para a missa, mas não queria deixá-la, minha mochila havia sido minha companheira, passara por tudo ao meu lado, em muitos momentos conversava comigo, me ouvia, tornara – se parte de mim, minha casa, tudo que eu precisava ela guardava,  e iria à missa comigo também!
A Catedral estava lotada! Encontrei Luiz, radiante com outros brasileiros, encontrei a Judh (canadense), com os italianos e o suíço Danillo e para minha surpresa e alegria, encontrei Andrea, com quem havia caminhado alguns dias e me separado em Najera por causa da terrível tendinit causada pela má escolha do calçado, Andrea, mesmo experiênte fazia o caminho de tênis e foi obrigado a comprar uma bota para que pudesse proceguir! Abraçamos-nos emocionados, lágrimas eram inevitáveis! Isto é o caminho… um mar de encontros, desencontros e reencontros! Quanta alegria!
A missa foi extraordinariamente linda e foi impossível não chorar ao som dos órgãos e da beleza do Bota Fumeiro! Fui abençoada!
Ivã chorava o tempo todo, segurava 4 pedras, cada uma com um nome: A ex mulher, os dois filhos e a namorada! Achei aquilo fantástico! Ele carregava consigo as pessoas mais importantes para ele!




Sentia – me estranha, parecia que ainda não tinha caído na real, depois da missa nos dirigimos para Praça em frente à Catedral, era a união dos povos, eu conversava, ria, chorava, mas parecia que eu assistia a tudo de fora de mim, como uma expectadora!


Foi só quando voltei ao albergue, deitada na cama, que a ficha caiu… Acabou! Eu venci! Coloquei as mãos sobre o rosto e o choro veio à tona! Frank estava ao meu lado e assustou-se perguntando o que eu tinha, eu respondi que estava bem, levantei e sai! Sentada do lado de fora, em um lindo gramado com vista para cidade de Santiago eu chorava e repetia em voz alta, sem me importar com o que achariam as pessoas que passavam por mim… “Cheguei! Acabou! Eu posso qualquer coisa… Sou um pássaro e quero voar… posso tudo! Obrigada!” As lágrimas lavavam meu rosto e minha alma!
Foi uma busca, foram encontros, emoção… muita emoção! Nem eu acreditava que seria capaz e agora estava lá! Este sentimento ninguém podia arrancar de mim… o que eu vivi naqueles dias ficaria eternizado! Foi um encontro com o meu Caminho! Sim… eu venci! Modificada, mais segura de mim, com minha auto estima elevada, com meu coração em paz por perdoar quem me magoou e o mais importante, me perdoar e perceber o quanto sou importante para mim. Paz… sentimento bom! Com a pele queimada, os cabelos secos, os pés com alguns calos, as pernas mais torneadas pelos quilômetros percorridos, com alguns quilos a menos, sabia que agora tinha uma Luz própria há tempos apagada… estava preenchida de felicidade e gratidão! Certamente é impossível descrever com palavras o que senti naquele momento!
À noite, com algumas garrafas de vinho e muitos amigos fomos para Praça em frente à Catedral e brindamos nossas conquistas! Todos emocionados, com roupas surradas, pés machucados, barbas mal feitas, cabelos quebrados e despenteados, mas guerreiros e vitoriosos! Verdadeiros canhões de luz!



Diante de alguns olhares preconceituoso de pessoas impecavelmente arrumadas sentíamo-nos superiores e imensamente felizes! Só nos sabíamos o que custara estar ali! O que nos levara até alí, bolhas nos pés, nervos inflamados, noites mal dormidas, desconforto, frio e calor, subidas e descidas, espírito de aventura, o manto colorido dos anjos sobre as montanhas, as pedras da vida que uma a uma ficavam para traz nas diversas cruzes de ferro que o Caminho oferece, o verde vivo que termina com o beijo do céu  azul acolhendo as nuvens de algodão doce, e finalmente… o encontro com sigo mesmo!
 Não… para mim não podia acabar! Eu andaria até o fim do mundo… Caminharia mais 100km até o mar! Iria para Finisterra!

Este texto escrevi pouco depois do meu retorno. Eu sabia que seria apenas o início de uma nova jornada... Encontrei grandes desafios, as pessoas que me conhecem sabem quantas mudanças ocorreram depois da minha peregrinação! 
Alguns amigos permanecem presentes no meu dia a dia, outros permanecem presentes apenasa em meu coração. Até agora muita coisa gira em torno do Caminho, não me desligo dele e não se passa nenhum dia que eu não me recorde de algo vivido naqueles dias.
Não basta ter coragem... tem que ter atitude!
Ouço muitas pessoas que quando ficam sabendo das minhas caminhadas, das minhas viagens dizendo que gostariam de ter coragem, com um grande pesar, como se fosse algo inatingível e eu digo... basta ir! Só isso... Tem um mundo lindo, cheio de surpresas e alegrias esperando por todos nós, então galera...Vamos!!!!


2 comentários:

  1. kero ir ...to loko pra ir ,vou me preparar pra 2014 ...mas keria contato com pessoas q foram ,q sabem como é,e talvez irem denovo ...:)Facebook Marcio bsantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola marcio tambem tenho interesse nessa viajem ,so que nao sei por onde começar

      Excluir